quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Concurso DXCB OT 2013



Atenção radioescutas e dexistas, o Conselho Executivo do DX Clube do Brasil tem uma importante informação a todos vocês:
Comemorando o aniversário do DXCB, no próximo dia 18 de outubro será promovido o "CONCURSO DXCB OT 2013", visando estimular a pesquisa e escuta de emissoras de Ondas Tropicais (OT), no espectro de freqüência compreendido entre 2310 e 5600 kHz.
O concurso é dirigido para radioescutas e dexistas, associados ou não do DX Clube do Brasil, que residam em qualquer cidade do território nacional. Para este concurso não serão aceitas participações de residentes em outros países.

O concurso iniciará às 21:00 hs da sexta-feira, dia 18 de outubro, tendo o seu final previsto para as 21:00 hs do domingo, dia 20 de outubro de 2013.

Todos os participantes receberão por e-mail um belo diploma de participação, independente de quantos registros tenham enviado para a organização do evento.

Os 3 participantes que alcançarem as melhores pontuações receberão os seguintes prêmios do DXCB:
1º colocado: 1 (uma) antena loop blindada para ondas curtas DXCB
2º colocado: 1 (um) amplificador indutivo de RF DXCB-V1
3º colocado: 1 (uma) assinatura anual do boletim “Atividade DX” (ou renovação caso o ganhador já seja assinante)

Preparem seus receptores, antenas e complementos que poderão ser utilizados para melhorar as condições de recepção dos sinais de OT.

As inscrições poderão ser feitas diretamente no site do DXCB clicando no menu "Atividades" e em "Inscrição em eventos" (ou clicando neste link aqui). No próprio formulário de inscrição há um link para acessar o Regulamento do concurso, leia atentamente e depois clique no box de confirmação para poder avançar com a sua inscrição.

mais em: http://www.ondascurtas.com/arquivo/noticias/174-abertas-as-incricoes-para-o-concurso-dxcb-ot-2013

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bandscan em OT ondas tropicais - escuta móvel em Belo Horizonte



Bandscan usando antena pequena, uma dualband móvel UHF/VHF da Nagoya e o icom ic-r6,  dia 7/out/13 às 20horas UTC Belo Horizonte/MG.
Essa é minha companhia no trânsito em BH, faço escutas de todo tipo. um dia desses eu coloco a antena Steelbras de 5/8 pra 11m e farei melhores escutas em OT.

abraço

sábado, 5 de outubro de 2013

Sala Brasileira no echolink

Ouvi pela primeira vez a Sala Brasileira nos 147.570. 
Não conhecia echolink até então. Estava só corujando a faixa, quando o cara que trasmitia disse que estava na Ilha do Fundão. Pensei: "Opa, VHF de longe, QAP."(meu QHT é em Belo Horizonte/MG). Aí o pessoal começou a identificar os QTHs: São Paulo, Porto Alegre, Iparinga, Juazeiro!!!"  Não entendi bem, olhei na internet e descobri o tal do echolink e que essa conversa se chama Sala Brasileira que, por sinal, funciona com echolink.
Um dos radioamadores que conversou lá tem 103 anos! Eu adoro ouvir os mais velhos falando. 

olha o vídeo:

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Meu Shack - Antena dualband flexível

Antena Dual Band Flexível aftermarket


Frequência: 136-174 / 400-470/420-520Mhz
Potencia Máxima: 10W ( por enquanto, uso só pra receber)
Impedância: 50 OHM
Comprimento: 21cm
Conector: SMA-Macho
Peso: 16g

Eu gostei dela. levinha, conecta e recebe direitinho. 



Foto de anúncio:

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Adaptadores SMA-BNC

Tenho dois ataptadores SMA macho  --> BNC fêmea. Uso pra conectar antena ao icom ic-r6. O primeiro que tive, não tem muita qualidade. Ele fica com "jogo", meio solto, tanto no rádio, quanto na antena. É esse prateado na foto.


De tanto ficar solto na conexão SMA, o meu chegou a quebrar o pindo dentro do rádio (#$%!@!!), como pode ver nas fotos a seguir. Mesmo com o pino quebrado, basta enroscar no rádio que a coneção é feita.


Outro inconveniente é que ao apertar o adaptador no rádio, ele força um "o-ring" que tem no meio e simplesmente desmonta, soltando peça a reveria. A diferença entre firmar o adaptador e desmontar tudo é muito tênue. É a segunda peça que tenho, pois a primeira quebrou assim e eu perdi um pedaço.


Outro adaptador, o dourado da primeira foto, não tem balanço na conexão com o rádio, apenas uma folga com a anatena. Isso sugere que será mais difícil para o pino quebrar. Ele é aparentemente uma peça só, ou seja, não desmonta. Seguem algumas fotos:

Eu quero saber porquê que a coneção é SMA, ao invés de BNC, que é bem mais prática.