sábado, 27 de julho de 2013

Meu shack - Icom ic-r6

Esse rádio / scanner dispensa apresentações. Eu gosto dele do meu lado diariamente. uso ele com antena VHF/UHF pra corujar banda aérea, radioamadores em VHF e UHF, Polícia, Taxi, CBTU, Ambulâncias, Serviços em geral, Talkabout, a faixa dos 220Mhz. Ainda espero pelo momento que ouvirei a ISS passando ou algo em microondas, que além de sinal de TV via satélite, acho que não peguei nada de interessante. Uso também com uma antena de 5/8 pra 11m no carro, desse modelo: Steelbras AP0190 para Aquela rádio-escuta em OC. Esse casal surpreende e me faz uma baita companhia no trânsito vespertino de Belo Horizonte. Outra antena que uso com ele é um fio de 41m ligado no vivo da antena, que fica com uns 3 metros finais esticados, uns 36m enrolados atrás de uns livros e mais uns 2 metros até o rádio. Além desse projeto de antena ser muito cru ainda, não tem terra. Essa antena capta muito sinal, mas tem ruído pra dedéu e o sinal oscila, ficando forte e fraco a todo instante como ondas (hehe SÃO ondas) que sobem e descem. Tal antena ainda vai ser muuuuito melhorada e vamos acompanhar por aqui em outros posts. O pequeno scanner ainda tem uma antena de bastão de ferrite interna pra OM ou pode usar o cabo do fone de ouvido pra isso. (essa antena interna não é das mais sensíveis não...)

Minha lamentação: Não tem SSB...
Maior alegria: Dias de escuta com apenas 2 pilhas. Dura muito mesmo.


Os detalhes desse rádio podem ser lidos em português no site do fabricante: Icom ic-r6
alguns detalhes:

General
Cobertura de frecuencia
Francia
0.100 - 1309.995* MHz
0.100–29.995, 50.2–51.2, 87.5–107.995,
144–146, 430–440, 1240–1300 MHz

ModoAM, FM, WFM

Requerimientos de batería2×R6 (AA) size Ni-MH or Alkaline cells
Fuente de alimentación externa4.5V C.C. nominal (4.5-6.3V con BC-196SA/SD, CP-18A/E)

Impedancia de antenna50Ω (SMA)

Conector para altavoz externo3-conductores 3.5 (d) mm (18″) /8Ω

Minhas fotos:




Tem vários vídeos com esse rádio na net, mas fiz um que achei muito interessante. Captei transmissão em 27,385 Mhz, 11m, pela manhã no Campus da UFMG com essa antena dualband UHF/VHF acima. veja o vídeo:


Se gostou do vídeo, vai lá no youtube e dá um joínha!

19 comentários:

  1. E como você escuta Policia, Samu em BH, elas não são digital é criptografadas.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cara, até outro dia não eram não. Pode até ser que estejam mudando, não tenho informação, mas pode-se ouvir numa boa.

      Excluir
  2. Você teria alguma material deste scanner em português? Irei usar para banda aérea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tenho nada em português para esse rádio. Mas posso te ajudar. qual é sua dúvida?

      Excluir
  3. Obrigado pela agilidade em responder, acabei de adquirir este aparelho e estou tentando sintonizar na frequência da Torre de PLU, basta colocar a frequência no AM? Não sei por onde começar, vc não teria um mino tutorial não ? ;)

    ResponderExcluir
  4. Sim, banda aérea é AM. Sintonize na frequência e, se o sinal estiver chegando e tiver alguém falando, vc ouvirá. Às vezes a gente tem que esperar um pouco alguém falar, pq como é uma estação utilitária, eles só falarão o necessário, não há bate-papo. Veja se o squelch está no automático, senão estiver, coloque no automático. A antena que usa é a original? Ela é boa pra banda aérea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PLU é pampulha né? são várias frequências de aviação que dá pra captar em BH. No link abaixo eu coloquei várias frequências que ouço em BH. escute a polícia, é deveras divertido.
      https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AnHYOYzqMbA_dEV4eTBhRnVsenZycEF5M2tSVEVqd0E&usp=sharing

      Excluir
  5. Como coloco o squelch em automático? Das frequência eu tenho ciência.... Minha antena é original sim, mas irei comprar um móvel para melhor recepção, você indica alguma? Já tinha pegado esse seu documento, irei tentar pegar escuta da Polícia e Samu.

    ResponderExcluir
  6. samu vc ouve melhor no centro ou area hospitalar
    a antena original é muito boa pra regiao dos 2m e ondas menores. Uso uma Nagoya 2m/70cm no carro, que é muito boa, no centro ouço bastante telefone sem fio em 900mhz ;)
    O squelch j;a fica no automático por definicao de fábrica, é fácik trocar, mas n lembro como, está no manual. se apertar o botao do lado e ele chiar, o squelch abre no maximo, ai quando solta e ele volta pra onde estava.

    ResponderExcluir
  7. Como assim 2m, o tamanho da onda ?Para escutar no caso telefone sem fio, você manda scanear? Como faz? :) Quando eu aperto ele chia muito mesmo .

    ResponderExcluir
  8. 2m é o tamanho da onda, mais ou menos na faixa de 144mh, aereo, policia.. pra ouvir telefone vc poe pra scanear as freqs. tem que ficar esperto, pq tem tel q é fm, wfm ou mesmo AM. os mais novos sao digitais, aí vc só ouve barulho estranho.

    ResponderExcluir
  9. Ok, irei tentar colocar ele para escânea automático. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Rodon, conhece essas antenas? Me indica para usar no radio e melhorar a recepção.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599854518-antena-aviaco-longo-alcance-p-ht-aeronautico-icom-etc-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586176597-radio-escuta-aeronautico-antena-tx-rx-air-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586139591-antena-de-ganho-para-icom-diamond-rh-205-telescopica-_JM


    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao conheço nenhuma. Para todas você precisará de adaptador no conector.

      Excluir
  12. Você não teria nenhuma móvel para indicar não? Como essa da foto do post.

    Sobre o adaptador tenho ciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se diz antena móvel, refere-se a antena de carro. O que você procura é antena para HT. Testei algumas e, para aviação, recomendo a original do equipamento mesmo. abraço

      Excluir
  13. Comprei um IC-R6 e estou quase a entrar em desespero. Todo mundo aqui o classifica como muito bom e eu não duvido, mas acontece que não consigo furar a "carcaça" dele. Será que o Rondon me dá um clike para eu começar a trabalhar com ele. Por exemplo, quero escutar 118.100 em AM e outras frequências da aviação. Como introduzo a frequência e manter a mesma em AM visto que só consigo encontrar aquela frequência em FM? Você vai-me desculpar o tempo que lhe roubo deste lado de cá do oceano.
    Os meus cumprimentos
    Victor Matias
    CT1 BXP

    ResponderExcluir